
Compensa ter advogado para aposentadoria?
Afinal de contas: compensa ter advogado para aposentadoria? Compensa sim. Todavia, não vou apenas afirmar e sim te explicar o porquê. Primeiramente, vamos comentar que a aposentadoria é um dos momentos mais aguardados. Isso tudo falando dos momentos na jornada da vida de um trabalhador. E após anos de trabalho árduo, finalmente chega o momento de garantir o merecido descanso. Não somente o descanso, como também mais tempo disponível para aproveitar a família, viajar e fazer o que antes não podia com tanta frequência.
Contudo, dar entrada no pedido de aposentadoria não é necessariamente um processo fácil. Isso tudo porque existem documentações, cálculos, regras e critérios que são exigência por parte do INSS. Por isso, contar com um advogado especializado em Direito Previdenciário é uma decisão verdadeiramente estratégica. Este profissional tem o conhecimento preciso para orientar o trabalhador, como também dar as direções durante o processo.
Veja nosso vídeo falando um pouco sobre as vantagens de contar com nossa equipe. Colecionamos diversos casos de sucesso e queremos que o seu seja mais um.
Por que compensar ter advogado para aposentadoria?
Bem, contratar um advogado previdenciário não é apenas para que alguém dê entrada no pedido por você. Como dissemos acima, ajuda a evitar negativas e erros durante o percurso. Isso por que o profissional vai te ajudar desde o planejamento, organização e duração do processo. Também vai analisar cada contribuição para identificar possíveis faltas e contar o tempo certo. De fato, vale ressaltar que isso influencia até mesmo no valor que irá receber.
Com isso, ele também irá indicar a melhor data e regra para sua aposentadoria. E isso é mais um fator que pode interferir diretamente no valor da sua aposentadoria. Com isso, o profissional irá te indicar estratégias para escolher o melhor momento e modalidade. Como também indicar caso seja indicado que você pague mais algumas contribuições. Importante: muitas pessoas se prejudicam recebendo menos que poderiam por causa de mínimos detalhes.
Ou seja, o profissional ajuda a fazer escolhas bem informadas e acertadas. Tudo isso com base em informações atualizadas, como também em cálculos reais e específicos para a sua situação. Isso evita que você entre com o pedido em condições que o prejudiquem por falta de preparo. E também te ajuda a saber o que esperar.
Atenção aqui: nós também iremos revisar e corrigir seus dados no CNIS. Ele é um dos documentos mais importantes na hora de pedir a aposentadoria. É onde se reúne toda informação sobre salários, vínculos empregatícios, períodos de atividade e suas contribuições. No entanto, mesmo sendo importante, é comum que o cadastro apresente erros nos vínculos, em contribuições não computadas ou em salários com valores errados.
Quais as complicações de dar entrada sozinho?
Antes de tudo, muita gente acredita que pedir a aposentadoria se resume a entrar no site do INSS, preencher os dados e esperar. Entretanto, como já afirmamos, isso é mais complexo. Especialmente após a Reforma da Previdência de 2019 que trouxe mudanças significativas para as regras de concessão dos benefícios. De fato, existem vários tipos de aposentadoria, como por exemplo por tempo de contribuição, por idade e por invalidez.
Além disso, a maneira de calcular o valor do final do benefício também sofre variações. Cada uma tem os próprios prazos, exigências e requisitos pré-estabelecidos. Como existem variações, e o cálculo já não é fácil de realizar, pode ser bastante difícil acertar. Isso implica em ficar à mercê do INSS e aceitar o valor estipulado sem saber se está correto. Devo avisar que erros não são incomuns. Inclusive muita gente recebe valores inferiores ao que deveria por erros no cálculo por parte do INSS e nem fica sabendo.
Sem contar que nesse cenário, é muito comum receber negativa de pedido de aposentadoria por informações desencontradas no CNIS, dificuldades na comprovação do tempo especial, erros no cálculo de tempo de contribuição e outros. Isso também conta com a falta de documentos adequados.


Então a nossa recomendação é…
Chegamos a conclusão que a recomendação é contar com um advogado previdenciário. Além de facilitar toda a burocracia para você, vai te ajudar a fugir de dores de cabeça com indeferimento. Conte com o Aposentadorias Brasil para ter certeza de que vai receber o valor correto por tantos anos de esforço. Queremos te orientar sobre as documentações necessárias, como também fazer parte da conquista do seu momento especial. Ligue para nós!