
Quem Tem Direito ao Auxílio-Reclusão?
Quer saber sobre quem tem direito ao auxílio-reclusão? Primeiramente, se trata de um dos benefícios mais incompreendidos da Previdência Social. Começando que muita gente pensa, de forma errada, que ele é pago diretamente para a pessoa que foi presa. Mas, na verdade, é destinado aos dependentes do segurado do INSS que foi preso. E seu objetivo é garantir o sustento dos familiares durante o período de reclusão do provedor da família.
Contudo, conseguir o benefício não é uma tarefa fácil. Isso porque as regras são bastante específicas. Já a documentação pedida é rigorosa e o número de indeferidos não é baixo. Mas não desanime porque tem jeito e somos especialistas nisso. Por isso, contar com ajuda profissional vai fazer toda a diferença para conseguir o seu direito.
Neste vídeo e no artigo, você vai saber sobre quem tem direito ao auxílio-reclusão e tirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Entenda: Quem tem direito ao auxílio-reclusão?
Para dar início, vamos logo desfazer um mito comum entre as pessoas: esse não é um “salário para criminosos”! Muita gente fala, indevidamente, que é muito fácil cometer um crime e receber um salário por isso. Mas a verdade é que se trata de um benefício para o familiar garantir a sobrevivência no tempo de reclusão do provedor da família. E existem muitas exigências para que esse auxílio seja realmente concedido.
Ou seja, quem pode receber o benefício são somente familiares de quem foi preso. Atenção: isso não envolve todas as pessoas que foram presas. É indispensável que, antes de ser preso, o trabalhador estivesse cumprindo a qualidade de segurado, contribuindo ativamente para o INSS ou estando dentro do período de graça. Então já vimos que não é exatamente como dizem por aí.
Enfim, quem tem direito ao benefício na verdade são os dependentes. E quem pode ser considerado neste grupo? Bem, a começar pelos filhos menores de 21 anos, ou que possuam alguma deficiência ou doença que os deixe incapacitados de trabalhar. Como também cônjuge ou companheiro. É indispensável comprovar a relação de dependência econômica.
Algumas informações para te ajudar…
Entre as documentações exigidas estão certidão de nascimento, casamento ou documentação que comprove a união estável. Como também os dependentes devem comprovar a relação de dependência financeira. Além disso, é exigida a certidão de reclusão, que é emitida pela unidade prisional.
Entretanto, mesmo que você se atente para todos os requisitos, fazer sozinho pode te fazer cair no indeferimento. Por isso é melhor contar com ajuda de um profissional. Já não é fácil lidar com o estigma e julgamento da sociedade, então a última coisa que você vai querer é passar pela dor de cabeça da negativa por parte do INSS.
De fato, nós queremos te prestar um atendimento humanizado pensando em ajudar a sua família a resolver essa questão. Como também te ouvir e orientar, sem julgamentos e com uma equipe que está verdadeiramente empenhada em fazer valer o seu direito.


Então conte conosco…
Não deixe de contar com a nossa equipe para tirar as suas dúvidas e pedir orientação para o seu caso. Vamos te direcionar sobre documentações indispensáveis, comprovar se você realmente tem direito e te direcionar sobre como fazer caso a resposta seja sim. Nós temos consulta grátis com advogado especialista em Direito Previdenciário, que vai garantir que você consiga o seu direito.