
Tenha hobbies durante a aposentadoria
É importante que você tenha hobbies durante a aposentadoria. Isso porque estamos falando de um momento muito importante, de uma transição significativa na sua vida. Após muitos anos de trabalho árduo, finalmente é chegada a hora de descansar e mais ainda: ter tempo para aproveitar. No entanto, muitas pessoas aposentadas lidam com um dilema, que é justamente não saber o que fazer com o tempo livre.
E é justamente aí que muita gente acaba se vendo cercada por muita angústia e indecisão. O bem-estar emocional está diretamente ligado à qualidade de vida e você não deve desconsiderar a importância dessa questão na sua vida. E é aí que os hobbies podem ser grandes aliados para se manter ativo e até mesmo para cuidar da mente.
Confira em vídeo o porquê te aconselho a manter hobbies para passar o tempo. Você pode deixar um comentário no nosso vídeo no Youtube, nós queremos saber o que você gosta de fazer para passar o tempo.
Cuidar da saúde inclui ter hobbies durante a aposentadoria
Veja bem, ter um hobby é mais do que apenas preencher um tempo livre. Como eu disse no vídeo, pode ser o que chamo de injeção de ânimo na vida. Falando sobre os impactos positivos na saúde, vai desde oferecer qualidade emocional, até mesmo a criar e fortalecer laços sociais. Ao longo da vida, muita gente deixa os interesses pessoais de lado por conta da rotina exaustiva de trabalho. Há coisas que são nossas paixões, mas que infelizmente nem sempre são financeiramente de muito retorno, então acabamos tendo que focar em outra coisa. Mas agora, na sua aposentadoria, é o momento perfeito para resgatar isso.
Além disso, precisa ser um ambiente bem ventilado. As plantas necessitam de boa circulação de ar para evitar pragas e doenças que vêm de fungos. Contudo, se você não tiver um espaço desse jeito, dê preferência a plantas que se adaptam bem com menos luz, como por exemplo alface e hortelã. Dessa forma, você pode cultivar uma variedade de alimentos e remédios naturais.
Há estudos que mostram que se manter mentalmente ativo diminui significativamente o risco de doenças neurodegenerativas, como no caso do Alzheimer. Os hobbies que desafiam o raciocínio, como por exemplo jogos de tabuleiros, aprender instrumentos e coisas que requerem atenção, são grandes aliados nesse sentido. Além disso, as atividades artísticas como pintura e música, ajudam a ter relaxamento e reduzem o estresse.
Então, como dito acima, os hobbies também ajudam no que diz respeito à vida social. Isso porque, ao participar de atividades em grupo, como por exemplo oficinas ou clubes de leitura, você acaba socializando com pessoas com interesses em comum. E muita gente acaba diminuindo consideravelmente a interação durante a velhice. Aí que essa é justamente uma ótima maneira de reaver a sua socialização com outras pessoas.
Não tem um hobby? Temos ideias para você!
Antes de mais nada, se você ainda não tem um hobby, quero te fazer algumas recomendações e sugestões como sua amiga pessoal. Já que a aposentadoria é um bom tempo para se libertar do peso das cobranças, e conseguir fazer outras atividades além do trabalho, por que não se aventurar? Primeiramente, é importante respeitar aquilo que você se sente à vontade e seus interesses. É claro que é possível descobrir caminhos novos, mas se já tiver suas preferências, pode partir delas.
Uma boa dica, que vale ouro, é: resgate suas paixões. Relembre o que gostava de fazer na juventude. Motivos diversos podem ter te levado a se afastar disso. Deixa eu te perguntar: você gostava de tocar violão, ou algum outro instrumento? De repente se aventurava na cantoria. Ou talvez seja um excelente chef de cozinha e pilote seu fogão como ninguém! Essas coisas demandam tempo, e talvez você tenha parado por conta da correria.
Outra sugestão legal, é ter um hobby com um propósito maior. O que quero dizer com isso? Você pode usar o que aprender para fazer algo bem legal, como caridade. Se você gosta de costura, por exemplo, pode fazer peças para doar para instituições de caridade. Além de aquecer quem precisa, isso vai deixar seu coração quentinho. E mesmo se você não tem uma habilidade prévia em um hobby, pode começar uma aula e se descobrir em algo novo. Nunca é tarde para aprender.
,p> Pelo contrário! Como eu disse lá em cima, quanto mais você estimular a sua mente: melhor! Então não deixe de se dar a oportunidade de desbravar esse momento tão feliz e especial na sua vida. Os seus anos de ouro estão em alta. Há muito a ser vivido. Aproveite os muitos benefícios que essa escolha pode trazer para você. Ainda há tempo!

Diquinha de amiga!
Meu amigo e minha amiga que está lendo, quero deixar uma dica importante: se dê a oportunidade de descobrir e redescobrir suas paixões. Aqui no nosso blog temos um conteúdo lindo sobre ter uma alma jovem, confira também. Espero que você preserve a sua vontade de viver e gana pela alegria. Portanto, não encare a aposentadoria somente como o fim de um ciclo: veja como um recomeço cheio de oportunidades para ser feliz!