+55 21 4040 2220

Tenho Depressão, Posso Me Aposentar?

Você pode estar pensando “tenho depressão, posso me aposentar?” e essa é a dúvida de muita gente. Infelizmente, essa doença afeta milhões de brasileiros. E é muito mais séria do que muitas pessoas acreditam. E os sintomas podem ser bastante intensos, incapacitantes e duradouros. Ela atrapalha severamente a qualidade de vida, impedindo que se tenha um dia a dia normal e produtivo. Muitas pessoas não conseguem realizar nem mesmo tarefas básicas de autocuidado.

Primeiramente, se você sofre de depressão, sinta-se abraçado. Quero dizer que sinto muito que esteja enfrentando essa situação. E a resposta é que você pode, sim, ter direito a se aposentar por conta da depressão. Mas é indispensável cumprir alguns requisitos para que isso aconteça. E também, dependendo do caso, pode se tratar de auxílio doença ou LOAS.

Veja este conteúdo que preparamos exclusivamente para você e tire suas dúvidas.

Como a depressão afeta a vida de trabalho?

De fato, a depressão é uma doença que tem como característica tristeza profunda, como também perda de interesse por atividades do dia a dia, até mesmo as que mais gostava. Além de agravantes como distúrbios do sono, ansiedade e até os tristes pensamentos suicidas. Sem contar que também pode se estender para sintomas físicos como o grande cansaço, dores pelo corpo e dificuldades para se concentrar.

Na verdade, em muitos casos se trata de uma doença tratável com medicação e terapia. Tudo isso permite que a pessoa torne a ter qualidade de vida e a ser produtiva. Todavia, existem casos onde a doença se torna crônica e resiste aos tratamentos. E quando isso acontece, afeta a possibilidade de manter uma rotina de trabalho produtiva, o que impede de manter os proventos financeiros.

Por isso, o INSS reconhece que a depressão é mesmo uma possível causa de incapacidade para o trabalho. Mas isso deve ser devidamente comprovado. Então sim, é possível se aposentar por conta de depressão, mas não falando de qualquer caso. No caso, é indispensável provar que o quadro de saúde realmente tira a capacidade total e permanente do trabalho. Sem contar que existem os pré-requisitos exigidos pelo INSS para que o pedido seja concedido.

E o INSS exige laudos médicos que comprovem a gravidade do quadro depressivo, além de comprovar que o segurado não está em condições de ser reabilitado para nenhuma atividade profissional. E atenção, pois também existe a carência, que é o tempo mínimo de contribuição, que fica em torno de 12 meses para casos mais graves. Além da perícia médica que será realizada pelo perito do próprio INSS.

Tenho Depressão. Posso Me Aposentar? Se não, o que fazer?

Nem todos os casos são motivo de aposentadoria por conta de depressão. Se ainda for possível ser produtivo, se não tiver comprovação sobre a incapacidade, no caso a resposta é não. E mesmo que você não tenha como se aposentar permanentemente, pode ser o caso de auxílio doença, que é um benefício passageiro. Ele se destina aos casos onde, com tratamento, o trabalhador consegue se reabilitar para exercer as suas atividades de trabalho.

Mas, caso você não tenha qualidade de segurado, não tenha contribuído o suficiente, ainda existe a possibilidade de LOAS. O LOAS é o benefício que se destina a pessoas que se encontram em vulnerabilidade financeira. E se comprovado que você tem incapacidade de trabalhar normalmente, não pode se manter e está com dificuldades financeiras, o LOAS pode ser uma opção.

E é justamente por existirem diferenças para cada caso, que é importante ter acompanhamento profissional. Nós iremos analisar a sua situação individualmente e te dizer qual dos três benefícios é o mais adequado para você: aposentadoria, auxílio ou LOAS. Então nos deixe te ajudar nesse momento tão delicado, queremos somar com você.

Laudos médicos podem comprovar depressão

Então por fim…

Então, como você conferiu, a resposta para a pergunta é: sim! E isso pode variar dependendo da situação. Estimo sua melhora, que você consiga recuperar o gosto pela vida e voltar a ver felicidade nas coisas. Não deixe de dar a devida importância a sua saúde mental e passe pelo processo com ajuda de profissionais da saúde mental. Conte com a nossa equipe para te ajudar na conquista do seu direito com empatia e atendimento humanizado.

Rafaela dos Santos
Autora

Rafaela dos Santos

Rafaela dos Santos é uma habilidosa criadora de conteúdo e especialista em marketing dedicada a educar e envolver o público por meio de conteúdo esclarecedor em blogs e vídeos.